Vídeo produzido pelas alunas Ana Lucia Nonato, Ana Lucia Oliveira, Ana Regina Sena, Deise Lago, Liliane Lopes e Lucy Mary Batista com o objetivo de chamar atenção para o uso das variantes regionais principalmente pelos jovens.
A diversidade de objetivos de leitura é tópico importantíssimo do ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Os alunos devem ser estimulados a perceber essas diferenças, para procurarem o material mais adequado em cada caso. A informação obtida em uma enciclopédia não é igual à de um dicionário, de uma revista especializada ou de uma pesquisa sobre o assunto. Por outro lado, você precisa ter clareza sobre o que cobrar de cada leitura feita por eles.
Você tem idéia que ...
Pode-se dizer que tudo que pensamos, fazemos, falamos ou escrevemos tem a ver com o que muitos pensaram, fizeram, falaram ou escreveram. Da mesma forma, embora nem sempre tenhamos consciência disso, os textos que produzimos são o resultado da influência maior ou menor, mais clara ou quase imperceptível de outros textos. Essas ligações entre textos é chamada intertextualidade.
Você quer saber mais? Então leia mais! Precisamos trocar novas idéias, para tanto, é necessário garimpar o que tem de mais inovador no uso da linguagem. Vai ser bastante interessante! Vamos tentar e fazer uma coisa diferente. Piadas, mensagens, etc.
Somos professoras do Ensino Fundamental,alunas do Curso de Letras Vernáculas na UFBA, interessadas em trocar idéias referente a linguagem, as dificuldades que os alunos têm de identificar o gêneros textuais e distinguir as tipologias, metodos práticos para motivar a leitura, estímulo para usar a oralidade em sala, sugetões de livros, poemas, filmes que podem ser trabalhados pedagocicamente. Enfim tudo que possa acrescentar e enriquecer nossas práticas em sala de aula.